O Diabetes Mellitus caracteriza- se por um aumento da glucose no sangue e na urina.

Para um bom funcionamento do organismo,  este precisa de energia sobre a forma de açúcar. A insulina permite que as células captem glucose a partir do sangue transportando-as para os órgãos.
Nos pacientes com diabetes, a insulina é insuficiente ou não trabalha correctamente, impedindo que a glucose chegue aos órgãos, permanecendo no sangue.
Para compensar o aumento de açúcar no sangue, o excesso é eliminado na urina. Desta forma, o aumento dos níveis de glucose na urina e no sangue são dois indicadores  que permitem o diagnóstico da doença.
Em termos comportamentais, a falta de açúcar nos órgãos provoca um aumento do apetite e diminuição da saciedade. Concomitantemente, ocorre um aumento da ingestão de água por parte do animal, motivo pelo qual aumenta a frequência urinária.
Existem dois tipo de diabetes e as suas causas podem ser variadas. No caso de Diabetes tipo I, mais frequente nos cães, ocorre a diminuição da secreção de insulina pelo pâncreas. No caso da Diabetes tipo II, ocorre uma incapacidade de resposta à insulina, normalmente em animais com o excesso de peso,  mais comum em gatos esterilizados.
Após o diagnóstico médico veterinário é necessário tratamento indicado e um controlo alimentar  adequado. Contudo, adoptando um estilo de vida saudável, o seu animal pode ter uma qualidade de vida e uma esperança média de vida igual a um animal não diabético.

Mais artigos:

Frutas, legumes… e gelados!

Frutas, legumes… e gelados!

Os nossos animais de estimação fazem parte da família e gostamos de os tratar como tal, incluindo as preocupações. Desta forma, é perfeitamente normal que queiramos oferecer-lhes a melhor alimentação e os melhores cuidados. Às vezes, o que queremos mesmo é mimá-los!...

Factores que contribuem para o ganho de peso

Factores que contribuem para o ganho de peso

A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou...

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Actualmente, a obesidade continua a constituir um dos problemas clínicos mais comuns em gatos. A obesidade, quando não provocada por determinada patologias (como por exemplo diabetes), pode ter várias origens: estilo de vida sedentário, falta de exercício, alimentação...

Novo Membro da Família e agora?

Novo Membro da Família e agora?

Chegou o dia tão esperado pela família, uau! Depois de já ter pensado em tantas coisas para receber o novo membro da família, como o tipo de cama, os brinquedos, a cor da trela, entre tantas outras coisas importantes, também temos de avaliar alguns detalhes que...