A alimentação dos nossos animais tem vindo a sofrer alterações proporcionais ao estilo de vida da sociedade. Cada vez mais ouvimos falar de alimentação fit, saúdavel, sem glutens, sem farinhas, sem açucares etc…e o mesmo acontece na alimentação para os nossos animais.

 

H oje em dia, os nossos animais de estimação fazem parte da familia, tratamo-los como tal e preocupamo-nos com eles com quase a mesma intensidade. Desta forma, é perfeitamente normal que lhes queiramos oferecer a melhor alimentação e os melhores cuidados. Quando pensamos que os animais, gatos ou cães que se encontram à nossa responsabilidade, podem comer tudo o que nós comemos, pensamos erradamente.  Não podem comer tudo, mas podem comer algumas coisas, como  algumas frutas e legumes.

A maioria dos tutores não consegue por si só escolher uma alimentação, acabando sempre por pedir conselhos ou dicas a amigos, grupos das redes sociais ou ao veterinário da familia.  O que é certo é que o mercado de alimentação canina ou felina é cada vez mais abrangente, dificultando a nossa escolha, mas por outro lado oferecendo de variadas formas o que procura.
Contudo, também a alimentação dos nossos animais tem vindo a sofrer alterações proporcionais ao estilo de vida da sociedade. Cada vez mais ouvimos falar de alimentação fit, saúdavel, sem glutens, sem farinhas, sem açucares etc…e o mesmo acontece na alimentação para os animais.
 

As frutas e legumes contêm vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o organismo

 

Os alimentos secos como as rações, ou húmidos, que chamamos de latas ou patés, sofreram grandes alterações. Antigamente eram baseadas em farinhas de milho, soja, arroz ou outros cereais mas hoje em dia algumas marcas já apresentam a escolha bem diferente, as grain free, que em contrapartida, podem conter mirtilhos, tomate, batata doce, frango do campo, carne javali, ananás etc…
Concluindo isto, se as próprias marcas de ração introduzem frutas e legumes nos seus alimentos, porque não os oferecer aos nossos animais de uma forma mais pura e crua?
As frutas e legumes contêm vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o organismo. Nós, como seres humanos, procuramos os alimentos que nos fazem bem, tentamos consumir legumes e futas, até por vezes com a exigência de serem biológicos.
Os cães e os gatos são animais carnivoros, necessitam de carne na alimentação, seja de forma processada ou natural. As frutas são compostas marioritariamente por água e acuçar, aumentam os picos de glicémia e fornecem energia. Oferecer apenas frutas ou legumes como única forma de alimento aos animais, prejudica gravemente a sua saúde, altera o PH do estômago e dificulta o trânsito intestinal. No entanto, são óptimas como complemento alimentar, snack ou recompensas de treino.
 

As frutas e legumes são alimentos divertidos, com outras texturas e novos paladares

 

Como contêm vitaminas,  fibras e minerais, estes alimentos ajudam o sistema imunitário, melhoram o funcionamento do organismo, atrasam o envelhecimento, eliminam toxinas, melhoram o combate aos radicais livres, estimulam o sistema nervoso central, previnem o tártaro e o mau hálito e promovem o bem estar animal.
Ofereça fruta e legumes de forma consciente, com moderação, testando sempre as possíveis alergias ou alterações intestinais. 
As frutas e legumes são saudáveis quando oferecidos com conhecimento.

Mais artigos:

Frutas, legumes… e gelados!

Frutas, legumes… e gelados!

Os nossos animais de estimação fazem parte da família e gostamos de os tratar como tal, incluindo as preocupações. Desta forma, é perfeitamente normal que queiramos oferecer-lhes a melhor alimentação e os melhores cuidados. Às vezes, o que queremos mesmo é mimá-los!...

Factores que contribuem para o ganho de peso

Factores que contribuem para o ganho de peso

A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou...

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Actualmente, a obesidade continua a constituir um dos problemas clínicos mais comuns em gatos. A obesidade, quando não provocada por determinada patologias (como por exemplo diabetes), pode ter várias origens: estilo de vida sedentário, falta de exercício, alimentação...

Novo Membro da Família e agora?

Novo Membro da Família e agora?

Chegou o dia tão esperado pela família, uau! Depois de já ter pensado em tantas coisas para receber o novo membro da família, como o tipo de cama, os brinquedos, a cor da trela, entre tantas outras coisas importantes, também temos de avaliar alguns detalhes que...