História da maçã que é redonda e rebola

por | 11 jan, 2018 | Alimentos, Crónicas

Vamos dedicar dois minutos à maçã? Refiro-me à maçã que acompanha a humanidade desde o início e tanto incomodava Adão, Eva e o seu cão. Sim, o seu cão. Como qualquer bom casal, Adão e Eva tinham um cão, apesar dos textos sagrados não o mencionarem. E, como se sabe, Adão queria a maçã e Eva queria mesmo muito a maçã. Aquilo que não se sabe é que aquele cão também queria a maçã. Talvez a quisesse mais que Adão, embora não a quisesse mais do que Eva, que queria mais a maçã do que qualquer outra coisa. Soubesse ela contentar-se com pêras, e hoje não teríamos guerras, doenças, nem atrasos nos autocarros… Mas bom, voltemos ao cão do Paraíso e ao desejo que ele tinha pela maçã da Árvore do Pecado, que esse é que é o tema deste texto.

Algumas pessoas podem ficar surpreendidas com este gosto canino, mas a verdade é que ainda hoje em dia os cães continuam a querer a maçã. É triste pensar que os descendentes de Adão e Eva viram o seu problema resolvido e já não se limitam a querer a maçã enquanto olham, especados, para a árvore do pecado, mas o cão, pelo contrário, continua na mesma. Hoje em dia, quando os humanos querem a maçã, comem a maçã. Assim, sem mais. E quanto aos descendentes do cão? A verdade, a horrível verdade, é que continuam a querer a maçã e, tal como antes, não a podem comer. Porque os seus donos não percebem que eles querem a maçã e acham que cão só quer ossos e qualquer coisa cheia de gordura. Triste, sem dúvida, que os tutores tenham este tipo de preconceito sobre os seus animais. E porque é que o cão do Paraíso queria tanto a maçã? Podemos especular. Talvez ele:

  • Tivesse problemas de estômago ou quisesse curar uma diarreia?
  • Precisasse de ajuda no controlo da glicémia?
  • Quisesse todas aquelas fibras, magnésio e fósforo tão importantes para ele?

É que a maçã tem todas estas utilidades para um cão, segundo descobri através dos Gordofinos. E, claro, não podemos esquecer o sabor! Imaginamos o cão a devorar um balde de gordurar, mas não o conseguimos ver a apreciar uma fruta saudável.

Já para não dizer que é redonda e rebola. Estão a ver onde quero chegar? Os cães adoram a maçã porque podem, em primeiro lugar, brincar com ela e só depois comê-la. E é isso que fazem! Experimente. Vai ver o seu cão (ao final de tantos séculos de espera!) levar a maçã para a sala e dar uma de Cristiano Ronaldo enquanto suja a casa toda, porque comê-la também é um desafio. Experimente! Não se esqueça é de tirar a casca e as sementes antes do divertimento. Depois diga-nos como foi, aqui em baixo, na caixa de comentários.

 

O objectivo desta página é partilhar informação e criar canais de comunicação, transformar problemas em soluções divertidas com um propósito comum: a qualidade de vida que o seu gordofino merece!

Elise Fernandes

Fundadora , Gordofinos

Mais artigos

Frutas, legumes… e gelados!

Frutas, legumes… e gelados!

Os nossos animais de estimação fazem parte da família e gostamos de os tratar como tal, incluindo as preocupações. Desta forma, é perfeitamente normal que queiramos oferecer-lhes a melhor alimentação e os melhores cuidados. Às vezes, o que queremos mesmo é mimá-los!...

Factores que contribuem para o ganho de peso

Factores que contribuem para o ganho de peso

A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou...