A alimentação nas diferentes idades do cão

por | 19 jan, 2018 | Alimentação

Alimentação de um cachorro
Os cachorros são mais ativos e energéticos do que um cão adulto ou sénior, por este motivo necessitam de duas a três vezes mais calorias na alimentação que qualquer outra fase de vida.
Todas as brincadeiras e aventuras que fazem durante o dia, mais todo o desenvolvimento osseo, muscular e imunitário exigem uma boa quantidade de nutrientes mas um volume alimentar mais pequeno, pois o sistema digestivo ainda se encontra em desenvovimento.
 

Alimentação na fase adulta

Para manter  seu animal saudavel e em boa consição fisica, necessita de nutientes, proteinas, minerais, vitaminas e hidratos de carbono na alimentação em equlibrio com o peso, raça e estilo de vida.
Os animais de pequeno porte têm necessidade diferentes de animais maiores. Isto porque, no caso dos pequenotes o metabolismo é mais acelarado, consumindo mais enegia. São animais que atingem a idade adulta entre os 8 e os 12 meses e têm uma maior longetividade.
Os animais de porte grande, deverão ter um controle maior nas calorias diarias ingeridas, evitando a obesidade e o sobrepeso nas articulações. São animais com tendencia ás torções de estomago, devemo ter em consideração exercicios proximos ao horario das  refeições.
 

Alimentação dos Cães séniores

Os velhotes, tem uma diminuição significativa do metabolismos conforme aumenta a idade, aumento do sedentarismo e da falta de disposição para as brinacadeiras mais cansativas. Logo, têm uma necessidade energética mais pequena, mas para manter a massa muscular, é necessário ingestão de proteina de boa qualidade e de facil digestão, bem como vitaminas e minerais para manter o sistima imunitário forte.
 

O objectivo desta página é partilhar informação e criar canais de comunicação, transformar problemas em soluções divertidas com um propósito comum: a qualidade de vida que o seu gordofino merece!

Elise Fernandes

Fundadora , Gordofinos

Mais artigos

Frutas, legumes… e gelados!

Frutas, legumes… e gelados!

Os nossos animais de estimação fazem parte da família e gostamos de os tratar como tal, incluindo as preocupações. Desta forma, é perfeitamente normal que queiramos oferecer-lhes a melhor alimentação e os melhores cuidados. Às vezes, o que queremos mesmo é mimá-los!...

Factores que contribuem para o ganho de peso

Factores que contribuem para o ganho de peso

A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou...