Factores que contribuem para o ganho de peso

por | 23 jul, 2018 | Alimentação

A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou outros factores.
 
A raça, por exemplo, está directamente ligada a alterações de peso, pois cada uma tem características particulares de conformação corporal, isto é, existem raças geneticamente mais propensas ao aumento da massa gorda e outras com maior facilidade em manter a massa muscular.
 
As alterações hormonais que ocorrem após a esterilização ou castração também influenciam o aumento de peso, pela diminuição dos estrogénios, sendo este um importante inibidor do apetite. É nesta fase que o tutor terá de ser persistente e não ceder aos “olhares de vitima” do seu animal que pretende petiscar qualquer coisinha. Recordamos que a esterilização é um tipo de procedimento cirúrgico, que aumenta a longevidade do animal, diminui a probabilidade de tumores, a agressividade e a marcação de território.
 
O sexo e a idade têm influência directa no ganho de peso através das alterações provocadas no metabolismo basal do animal.

O objectivo desta página é partilhar informação e criar canais de comunicação, transformar problemas em soluções divertidas com um propósito comum: a qualidade de vida que o seu gordofino merece!

Elise Fernandes

Fundadora , Gordofinos

Mais artigos

Frutas, legumes… e gelados!

Frutas, legumes… e gelados!

Os nossos animais de estimação fazem parte da família e gostamos de os tratar como tal, incluindo as preocupações. Desta forma, é perfeitamente normal que queiramos oferecer-lhes a melhor alimentação e os melhores cuidados. Às vezes, o que queremos mesmo é mimá-los!...

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Motivos da obesidade nos gatos (e soluções!)

Actualmente, a obesidade continua a constituir um dos problemas clínicos mais comuns em gatos. A obesidade, quando não provocada por determinada patologias (como por exemplo diabetes), pode ter várias origens: estilo de vida sedentário, falta de exercício, alimentação...